frontpage hit counter
Já está decidido o nome do futuro treinador do S.L. Benfica para a próxima época. Trata-se de um russo, Ivan Famumbrovsky, de 63 anos de idade, natural de Minsk capital da Bielo-Rússia.
Ivan Famumbrovsky tem a particularidade de ser invisual praticamente de nascença.
Na altura em que sua mãe o estava a dar à luz, em plena 2ª guerra mundial, a cidade de Minsk, recém libertada pelo Exército Vermelho da União Soviética, sofreu um violento ataque aéreo de bombardeiros nazis e uma das bombas dos stukas alemães foi explodir mesmo no telhado da casa onde o bebé Ivan acabava de vir a este mundo. Sua mãe morreu logo e o recém-nascido ficou irremediavelmente cego para o resto da vida.
Foi ainda vítima de experiências médicas, com radioactividade, por cientistas soviéticos na tentativa de lhe devolver a visão perdida. Nada foi conseguido para além de um desenvolvimento anormal da caixa craniana que o impede, por exemplo, de andar de bicicleta (centro de gravidade demasiado alto).
Ivan Famumbrovsky nunca viu um campo de futebol. Nunca pode ver uma partida de futebol. Mas ouvia os relatos. Durante o seu crescimento num orfanato soviético era comum vê-lo com um pequeno transístor, a ouvir relatos do futebol brasileiro, embora não percebesse uma palavra de português.
Mais tarde conseguiu um diploma de treinador de futebol (cum Laude ), através de um curso japonês, em Braille, que frequentou por correspondência, apesar de também desconhecer por completo tanto a linguagem nipónica como a escrita inventada por Louis Braille.
Tendo passado a maior da sua vida desempregado, conseguiu, no entanto, ingressar no Guiness Book of Records por, das poucas vezes (duas) em que orientou uma equipa, nunca ter conseguido ganhar um jogo e até registar as duas maiores goleadas da história do futebol. Grande disciplinador, costuma dizer que "nunca viu" um acto de indisciplina e manifesta já enorme optimismo pela função que irá desempenhar a partir do final da presente época.
Ivan Famumbrovsky, conhecido como o Cego de Minsk anuncia mesmo, como intenção, ganhar um jogo, o que, acrescentou, não deverá ser difícil uma vez que o clube que vai dirigir, (o Benfica), terá de jogar com o Sporting.
Blogs